Saiba tudo sobre Aurora Boreal


A Auroral Boreal é um fenômeno incrivelmente encantador que acontece nos céus dos polos norte e sul. No polo sul é chamada de Aurora Austral.

Vou tentar simplificar ao máximo sobre como acontece tal fenômeno.
O Sol constantemente emite um fluxo de ventos solares e plasma que são partículas subatômicas de pura energia. E existe o campo magnético da Terra que funciona como um escudo invisível em camadas.


Ao se encontrarem com o campo de proteção da Terra, as partículas do vento solar são direcionadas para os polos norte e sul formando correntes. São as correntes de Birkeland, em homenagem ao físico norueguês Kristian Birkeland que as descobriu no início do século 20.


As Auroras Boreal (polo norte) e Austral (polo sul) se formam pelas reações químicas e físicas que acontecem quando as partículas dos ventos solares entram em contato com as camadas mais altas da atmosfera, após o contato com o campo magnético.


As partículas do Sol entram em contato com os íons de oxigênio e nitrogênio, presentes na ionosfera, transferindo sua carga de energia para eles. Assim eles irradiam energia em forma de luz e produzem a luz que nós vemos em diferentes cores.


No vídeo abaixo, o qual eu retirei as imagens acima, é dada uma explicação mais detalhada e com animação (em inglês):




A intensidade varia de acordo com a força dos ventos solares.
A Aurora Boreal foi batizada pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à Aurora, deusa romana do amanhecer e Boreas, deus grego dos ventos do Norte.


Ela é melhor vista em locais mais próximos do polo norte, como a Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Rússia e Groenlândia.
É um espetáculo único! Expedicionários dizem que cada formato tem um nome específico.

Hotel Kakslauttanen na Finlândia


O Hotel Kakslauttanen, em Saariselkä-Finlândia, oferece suítes em formato de iglus transparentes que nos faz ter uma confortável vista da bela Aurora Boreal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Sealand. O menor país do mundo.

Kelt 9-b. O mais quente planeta já descoberto.